domingo, 2 de dezembro de 2012

Michel Almairac e a criação de Zen para Shiseido


SHISEIDO ZEN

O Perfume . A sensação . A emoção

A dimensão solar do espírito Zen revela-se numa sensação de liberdade e de alegria, concentrada num perfume inédito.

O perfume Zen encarna a dualidade da harmonia cósmica própria do Zen. É a expressão radiante de uma alegria luminosa. É a evocação da serenidade e do entusiasmo, da sobriedade e do júbilo. Este novo Zen descodifica o paradoxo e concilia os contrastes, interpretando uma composição olfactiva numa sinfonia fresca e envolvente de flores, especiarias e madeiras.

Da meditação à expressão
O Zen descreve um universo simples e espiritual. No entanto, uma outra faceta do Zen levá-la-á para uma vida cheia de luz e alegria. Zen traz-lhe a sensação única de ser mulher.

As notas de cabeça frutadas, de ananás e de toranja conferem-lhe a frescura a que se associa a Rosa AzulAs notas de coração revelam a frescura a que se associa a suavidade da Rosa da ChinaAs notas de fundo constituem um delicado equilíbrio entre leveza e profundidade, combinando os acordes de incenso e especiarias orientais ao calor do patchouli, do almíscar e do âmbar.

O frasco Zen

Inspirado na geometria de um salão de chá japonês, o frasco de Zen representa a perfeição de um mundo em miniatura. De uma simplicidade requintada, o frasco evoca a cor do sol e as riquezas da terra. O ouro de Zen encanta, eleva e submerge a emoção.

ZEN – o significado do logo
Inspirando-se nos traços de um pincel desenhando a caligrafia japonesa, o logo simboliza todo o espírito Zen, evocando o movimento, o poder e a humanidade de um kanji (o instante da criação – quando a mão, a tinta e o papel comunicam num só impulso de energia).

Um perfume inesperado


Michel Almairac
Nascido em Grasse, no sul França, berço da perfumaria, Michel Almairac foi o criador do novo Zen. Explorando permanentemente novos territórios olfactivos, tem vindo a introduzir notas modernas nas estruturas clássicas dos perfumes. Conversámos com ele e entendemos que criar um perfume exige paixão, paciência, humildade e alguma hesitação.

Shiseido News – O que é que o entusiasmou ao fazer este perfume?
Michel Almairac – Foi a ideia de tornar actual um tema recorrente em Shiseido. Por definição, é um tema que corresponde a uma fórmula curta e simples. Ao tomar como base a filosofia do Zen, procurei a continuidade na modernidade.

S.N. – O que é que faz deste Zen um perfume inédito?
M.A. – Os seus próprios componentes. Uma flor que não existe... mas que é real – a Rosa Azul. A história remonta aos anos 80, quando alguém se lembrou de cruzar uma rosa japonesa com uma outra espécie de rosa. O resultado visual não entusiasmou, mas surpreendeu-nos a sua subtileza olfactiva que soubemos preservar...

S.N. – o que é que faz com que essa rosa seja única?
M.A. – O que a faz diferente é uma nota cítrica, que lhe confere um toque acidulado muito leve. Por outro lado, é isenta de um elemento comum às rosas tradicionais que lhes confere um carácter melado. A rosa azul revela que é possível manter sempre um perfume de rosa, sem esse lado adocicado. Quando sentir o aroma, vai perceber logo a diferença.

S.N. – Sabemos que há uma outra nota inédita, um novo Patchouli
M.A. – É verdade. Conseguimos retirar ao patchouli algumas das suas notas habituais, tais como as de palha húmida, de terra espessa, fazendo sobressair uma nota amadeirada muito elegante, com um toque de especiarias e uma tonalidade de trufa.

S.N. – Como é que define a mulher Zen?
M.A. – É uma mulher do nosso tempo, que está bem consigo própria. A nota de cabeça “efervescente” é adequada a uma mulher independente, de espírito aberto, que tem a sua própria noção do Zen. A rosa azul, inédita em perfumaria, dá-lhe um carácter extrovertido e jovial. Mas, ao mesmo tempo, é uma mulher que tem o sentido da sedução, com o novo patchuli, quente e sensual. E este fundo tranquilizador confere-lhe um bem-estar total.
É um perfume que se usa em qualquer momento, tanto no Verão, pelo seu lado refrescante, como no Inverno, pelas suas notas refrescantes. A sua originalidade está aí.

Shiseido News nº 18 Setembro 2007

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