terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alergenos proibidos levam à transformação de clássicos da perfumaria


Em 2013 é bem provável que alguns dos seus perfumes preferidos, muitos deles grandes clássicos, sejam obrigados a sofrer reformulações que os transformarão para sempre, devido à presença de ingredientes chamados "alergenos", capazes de provocar reacções alérgicas na pele. Eles sempre existiram, mas agora entra em vigor uma série de regulamentos que os proíbem. Por isso, se é daquelas que adora perfumes como Miss Dior, Shalimar, Angel ou Opium, por exemplo, e nunca sentiu reacções adversas com o seu uso, compre em massa agora, pois eles estão em vias de serem adulterados por força da lei. A fava tonka e o citral, por exemplo, são elementos a banir da indústria.

Fava Tonka

Citral
Muitos destes clássicos, como Miss Dior e Opium já há anos que se modificaram e o que podemos comprar nas perfumarias são já as suas versões "seguras". Eugenol e isoeugenol são dois componentes de Opium que, apesar de já estar domesticado, coitado, ainda serão cortadas brevemente. Trata-se de moléculas que existem em especiarias como o cravinho, o louro e o mangericão. Banidas! O que será de Opium?

A Comissão Europeia é o organismo que está a "castrar" os produtos de perfumaria, mas há bases científicas para que tal aconteça e os alergenos não são ficção. Alguns argumentam que os alergenos não deveriam ser banidos das fragrâncias clássicas, optando por dísticos nas caixas que identifiquem a sua presença. Seria assim o consumidor a escolher usar ou não estes produtos. Mas a verdade é que os amantes da perfumaria clássica estão prestes a perder parte do seu amado património. E o Chanel nº5 que cheirávamos nas nossas mães nunca mais foi o mesmo...



Não se pense que os alergenos significam componentes sintéticos no perfume, De facto os alergenos são tão presentes em termos sintéticos como naturais. As essências naturais são responsáveis por muitas alergias. A essência de rosa, por exemplo, é um dos ingredientes de risco! E dizer que um perfume é inteiramente feito de produtos naturais é não só uma mentira na maior parte dos casos, como não garante qualidade nem segurança. Mas dizer isto levanta imediatamente protestos. Por isso a indústria escolhe mentir.

Existe uma lista de 26 potenciais alergenos a banir da composição dos perfumes. Mas mesmo que escolha usar as versões inadulteradas, o máximo que lhe pode acontecer é ficar com vermelhidão ou comichão. No máximo eczema, em casos extremos. A indústria da perfumaria está em turbilhão devido a estas directivas europeias, mas o caos dará lugar a novas formas de funcionamento e produção. Se já é um pesadelo o processo todo de criar um perfume "seguro", isto está a um passo de se tornar uma tarefa quase impossível. E talvez seja por isso que quase todos os perfumes novos cheirem ao mesmo.

3 comentários:

  1. Acho todo este procedimento uma vergonha! Há pessoas alérgicas às nozes, ao morango e ao camarão, e no entanto ninguém proíbe a venda destes alimentos, pois não? Tudo isto poderia ser evitado com uns simples avisos nos frascos de perfume.

    ResponderEliminar
  2. Quererá dizer, como acontece com o tabaco, que realmente causa doenças bem mais graves?

    ResponderEliminar
  3. Para quem quiser saber mais sobre a nova regulamentação da indústria cosmética na UE recomendo a leitura de:

    http://europa.eu/legislation_summaries/consumers/product_labelling_and_packaging/co0013_pt.htm

    ResponderEliminar