sábado, 24 de novembro de 2012

O que é o Oud?


Nos últimos anos, há um aroma que tem invadido a perfumaria, primeiro nas fragrâncias de nicho e agora por todo o mundo dos perfumes. Chama-se Oud, mas também responde pelo nome de agarwood, aloeswood ou gaharu. Todos estes nomes querem dizer a mesma coisa, mais ou menos e referem-se ao produto que resulta do ferimento da árvore Aquilaria, oriunda das selvas do Vietname, China, Malásia, Cambodja, Tailândia e Indonésia.


Quando a árvore recebe um corte ou se parte um ramo, cria uma resina que protege essa lesão e a recupera. Também constitui uma protecção contra fungos e outras pragas. Essa resina é altamente aromática e penetra na madeira, tornando-a tão pesada que se afunda na água. 



Depois de destilado, o Oud cheira a algo parecido com óleo de amêndoas, sândalo e âmbar. Como diz Celia Lyttelton, no livro The Scent Trail, "quanto mais velha for a madeira e mais madura for a resina, mais delicioso é o cheiro do Oud". Ele é sagrado no mundo muçulmano e os peregrinos adquirem-no em Meca. O Oud aparece com frequência no incenso japonês e é utilizada na medicina tradicional chinesa.  É uma essência extremamente cara e a árvore aquilaria está em vias de extinção, por isso já se produz um substituto químico que, no entanto, não chega aos calcanhares da essência natural. 

Alguns dos perfumes que incluem OUD na sua composição















1 comentário:

  1. Dear Sir/Madam,



    Greetings from Indonesia.



    My name is Frans Cahyo.



    Herewith we inform you that we have ready stock of Oud/Gaharu/Agarwood/Eagle wood chips from Borneo and all around Indonesia which usually used as the raw material of Oud / Gaharu / Agarwood Oil (Fragrance), perfume, body shop, cosmetics, or medical.



    Please feel free to contact us for further information.



    Thank you for your attention.



    Best wishes,



    Frans



    Email: tarunasakti78@yahoo.com or tarunasakti78@gmail.com

    Phone: 6287839485360



    ResponderEliminar