quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cabochard e Tabac Original: dois tesouros vintage - crítica

Há algo de mágico que acontece quando cheiramos um perfume vintage. Sentimo-nos a enganar o tempo ao voltar atrás e sentir o passado. É diferente de usar uma peça de roupa vintage, pois esta, se bem tratada, dura uma vida. Um perfume é uma experiência mais "excitante", pois é como uma ampulheta: uma gota usada não volta mais e nunca se sabe se poderemos encontrar outro frasco! Passámos por uma das nossas perfumarias sagradas no Chiado, onde ainda é possível desenterrar alguns tesouros esquecidos. Falamos de perfumes vintage, raros ou descontinuados, items preciosos a preços de desconto para apreciadores, coleccionadores e conhecedores dos aromas de outros tempos. Aqui localizámos o paradeiro de duas fragrâncias famosas: Cabochard de Grès e Tabac Original de Maurer & Wirtz.




Cabochard é um perfume lançado em 1959  pela casa de alta costura francesa Grès, responsável por outro grande sucesso como Cabotine, este muito mais fácil de encontrar. A versão original de Cabochard foi alterada e é quase impossível comprar hoje em dia. Por isso falamos de Cabochard como ele é actualmente, mais "domesticado". Como enfrentar Cabochard, mesmo em versão actualizada? Com coragem. Na verdade, é difícil acreditar que este perfume é feminino. Nós diríamos que é um perfume masculino mesmo. Ou lésbico, no mínimo! É como se a filha de um lenhador, camionista maria-rapaz, tivesse ido viver para a cidade e fosse sair à noite para ruas escuras e quisesse engatar alguém, seja homem ou mulher nessa noite! De inocente esta mulher nada tem e de tímida muito menos. Tabaco, couro, musgo de carvalho, patchouli e outros elementos "agrestes" compõem esta fragrância insólita que não poderia ser criada nos dias de hoje. É um chypre verde e intenso, diríamos até unisexo, só para ser usado por mulheres (não por senhoras) aguerridas e com coragem de se assumirem fortes e livres de espírito. Ou por homens muito refinados sem medos nem preconceitos!

Apreciação global: ****
Durabilidade: ****
Projecção: ****



Outro aroma dos anos 50 é Tabac Original. Este não é bem uma raridade, antes um segredo bem guardado. Remetido quase sempre para as barbearias antigas e supermercados decadentes ao preço da chuva, a verdade é que este é um clássico cheio de substância e muito bem elaborado. É um perfume de aldeídos, o que se salienta logo ao início (parece que cheira a laca). A presença da lavanda remete para o cheiro da barbearia tradicional. A nota de cravo é bem perceptível e o aroma desenvolve-se na pele revelando um forte carácter. Mais para o final torna-se poudré e baunilhado. Um clássico bem masculino com toques de nostalgia. Não se deixem enganar pelo preço baixo. Tabac Original é um perfume de grande qualidade e um clássico intemporal.

Apreciação global: *****
Durabilidade: ****
Projecção: ***

Sem comentários:

Enviar um comentário