François Demachy é o perfumista
responsável pela criação do novo perfume KenzoHomme Sport. A
EssênciaNews desvenda-lhe um pouco do seu trabalho neste projecto,
assim como um pouco da personalidade deste homem.
François Demachy nasceu em Cannes, em
1949. Cresceu em Grasse, nos Alpes franceses e retém as lembranças
de infância daqueles “montes cobertos de mimosas, a parada da
Bataille des Fleurs e os campos de jasmim e rosas pela manhã”. É
um apaixonado pelos climas mediterrânicos, de onde colhe energia e
inspiração. A união da terra e do mar fascinam este perfumista.
Admira particularmente as cidades italianas de Siracusa e Siena,
assim como se interessa fortemente, por outro lado, pela cultura
japonesa. É um conhecedor de carros vintage e um condutor
apaixonado.
"Nós os perfumistas somo
escritores-compositores e performers!”, diz François. “Nos
conversamos numa linguagem que muitos compreendem mas poucos
conseguem falar. Transformo o que sinto numa partitura musical de
notas aromáticas.” François Demachy começou a sua carreira na
indústria da perfumaria na companhia de perfumes Charabot, líder no
uso de ingredientes puros e naturais, em Grasse. Mais tarde passou a
integrar a equipa da Charabot Americana, em Nova Iorque. De regresso
a França em 1978, foi contratado pela casa Chanel onde colaborou na
criação dos perfumes Chanel, Ungaro, Tiffany e Bourjois.
ENTREVISTA COM FRANÇOIS DEMACHY
Qual foi o briefing que a marca lhe deu
para criar esta nova fragrância?
A Kenzo queria abrir uma nova anevida
olfactiva para o KenzoHomme, modernizando e actualizando a sua
composição ao propor uma nota mais tónica, fresca mas assertivan
como a emblemática nota marinha que contribuiu largamente para o seu
sucesso. Precisámos de deixar o mundo aquático característico da
nota original de KenzoHomme para chegar a um território mais etéreo
e vegetal. A característica que a marca queria manter do clássico
KenzoHomme era a sua força e virilidade, mas escritas de maneira
diferente, com ingredientes igualmente surpreendentes e refinados. Em
termos do impacto imaginário, a Kenzo quis compor a fragrância de
um homem confiante e seguro de si, um homem que não tem que provar a
sua masculinidade, suficientemente viril para brincar com isso, um
desportista nato.
Como é que fez essa interpretação?
Para além do carácter marinho do
KenzoHomme original, esta assinatura Kenzo baseia-se nas notas
amadeiradas muito distintivas e vibrantes, por vezes com especiarias
e bastante fortes. Para interpretar este briefing, tentei expressar
esta masculinidade assertiva e serena com madeiras – vetiver e cedo
– mas também com um elemento emblemático nas fragrâncias
mascuninas como o gerânio. Também lhe dei uma faceta mais fresxa
com uma combinação de notas cítricas e especiarias.
Qual é o ingrediente-chave deste
perfume?
É o gerânio bourbon que é um
ingrediente poderoso, natural e facilmente identificável. Suporta o
espírito assertivo da fragrância e faz a ponte entre as notas de
topo e as de coração. “Bourbon” quer dizer que a essência vem
desta ilha das Reunion Islands. É o melhor desta espécie, raro e
cada vez menos usado em perfumes hoje em dia.
O que quer dizer, na sua mente, o termo
“Sport” em prrfumaria e como é que o construiu para a Kenzo?
Em perfumaria, o termo “Sport” é
sinónimo de frescura. Estas notas frescas podem se expressar de
diversas maneiras, através de notas cítricas ou aquáticas, mas
também com uma faceta “adstringente” que acorda e dá energia.
Para o KenzoHomme Sport, usei a toranja, que é uma nota fresca,
ligeiramente amarga. A menta e o gengibre são também usados na
composição para potenciar o lado fresco e dinâmico da fragrância.
O desporto faz parte da sua vida?
Toda a gente tem uma abordagem
diferente ao desporto. Eu pratiquei muito desporto e para mim era uma
questão de me manter em forma, assim como uma boa forma de libertar
energias. Joguei muito squash, por exemplo. O desporto está muitas
vezes associado à ideia de competição. Eu fiz corrida e cada fez
que fazia era um desafio para mim, uma forma de ultrapassar os meus
limites.
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