quinta-feira, 28 de junho de 2012

Entrevista com François Demachy, criador de KenzoHomme Sport


François Demachy é o perfumista responsável pela criação do novo perfume KenzoHomme Sport. A EssênciaNews desvenda-lhe um pouco do seu trabalho neste projecto, assim como um pouco da personalidade deste homem.

François Demachy nasceu em Cannes, em 1949. Cresceu em Grasse, nos Alpes franceses e retém as lembranças de infância daqueles “montes cobertos de mimosas, a parada da Bataille des Fleurs e os campos de jasmim e rosas pela manhã”. É um apaixonado pelos climas mediterrânicos, de onde colhe energia e inspiração. A união da terra e do mar fascinam este perfumista. Admira particularmente as cidades italianas de Siracusa e Siena, assim como se interessa fortemente, por outro lado, pela cultura japonesa. É um conhecedor de carros vintage e um condutor apaixonado.

"Nós os perfumistas somo escritores-compositores e performers!”, diz François. “Nos conversamos numa linguagem que muitos compreendem mas poucos conseguem falar. Transformo o que sinto numa partitura musical de notas aromáticas.” François Demachy começou a sua carreira na indústria da perfumaria na companhia de perfumes Charabot, líder no uso de ingredientes puros e naturais, em Grasse. Mais tarde passou a integrar a equipa da Charabot Americana, em Nova Iorque. De regresso a França em 1978, foi contratado pela casa Chanel onde colaborou na criação dos perfumes Chanel, Ungaro, Tiffany e Bourjois.

ENTREVISTA COM FRANÇOIS DEMACHY

Qual foi o briefing que a marca lhe deu para criar esta nova fragrância?
A Kenzo queria abrir uma nova anevida olfactiva para o KenzoHomme, modernizando e actualizando a sua composição ao propor uma nota mais tónica, fresca mas assertivan como a emblemática nota marinha que contribuiu largamente para o seu sucesso. Precisámos de deixar o mundo aquático característico da nota original de KenzoHomme para chegar a um território mais etéreo e vegetal. A característica que a marca queria manter do clássico KenzoHomme era a sua força e virilidade, mas escritas de maneira diferente, com ingredientes igualmente surpreendentes e refinados. Em termos do impacto imaginário, a Kenzo quis compor a fragrância de um homem confiante e seguro de si, um homem que não tem que provar a sua masculinidade, suficientemente viril para brincar com isso, um desportista nato.

Como é que fez essa interpretação?
Para além do carácter marinho do KenzoHomme original, esta assinatura Kenzo baseia-se nas notas amadeiradas muito distintivas e vibrantes, por vezes com especiarias e bastante fortes. Para interpretar este briefing, tentei expressar esta masculinidade assertiva e serena com madeiras – vetiver e cedo – mas também com um elemento emblemático nas fragrâncias mascuninas como o gerânio. Também lhe dei uma faceta mais fresxa com uma combinação de notas cítricas e especiarias.

Qual é o ingrediente-chave deste perfume?
É o gerânio bourbon que é um ingrediente poderoso, natural e facilmente identificável. Suporta o espírito assertivo da fragrância e faz a ponte entre as notas de topo e as de coração. “Bourbon” quer dizer que a essência vem desta ilha das Reunion Islands. É o melhor desta espécie, raro e cada vez menos usado em perfumes hoje em dia.

O que quer dizer, na sua mente, o termo “Sport” em prrfumaria e como é que o construiu para a Kenzo?
Em perfumaria, o termo “Sport” é sinónimo de frescura. Estas notas frescas podem se expressar de diversas maneiras, através de notas cítricas ou aquáticas, mas também com uma faceta “adstringente” que acorda e dá energia. Para o KenzoHomme Sport, usei a toranja, que é uma nota fresca, ligeiramente amarga. A menta e o gengibre são também usados na composição para potenciar o lado fresco e dinâmico da fragrância.

O desporto faz parte da sua vida?
Toda a gente tem uma abordagem diferente ao desporto. Eu pratiquei muito desporto e para mim era uma questão de me manter em forma, assim como uma boa forma de libertar energias. Joguei muito squash, por exemplo. O desporto está muitas vezes associado à ideia de competição. Eu fiz corrida e cada fez que fazia era um desafio para mim, uma forma de ultrapassar os meus limites.

Sem comentários:

Enviar um comentário