SHISEIDO ZEN
O
Perfume . A sensação . A emoção
A
dimensão solar do espírito Zen revela-se numa sensação de
liberdade e de alegria, concentrada num perfume inédito.
O
perfume Zen encarna a dualidade da harmonia cósmica própria do Zen.
É a expressão radiante de uma alegria luminosa. É a evocação da
serenidade e do entusiasmo, da sobriedade e do júbilo. Este novo Zen
descodifica o paradoxo e concilia os contrastes, interpretando uma
composição olfactiva numa sinfonia fresca e envolvente de flores,
especiarias e madeiras.
Da
meditação à expressão
O
Zen descreve um universo simples e espiritual. No entanto, uma outra
faceta do Zen levá-la-á para uma vida cheia de luz e alegria. Zen
traz-lhe a sensação única de ser mulher.
As
notas de cabeça frutadas, de ananás e de toranja conferem-lhe a
frescura a que se associa a Rosa
Azul. As
notas de coração revelam a frescura a que se associa a suavidade da
Rosa da China. As
notas de fundo constituem um delicado equilíbrio entre leveza e
profundidade, combinando os acordes de incenso e especiarias
orientais ao calor do patchouli,
do almíscar e do âmbar.
O
frasco Zen
Inspirado
na geometria de um salão de chá japonês, o frasco de Zen
representa a perfeição de um mundo em miniatura. De uma
simplicidade requintada, o frasco evoca a cor do sol e as riquezas da
terra. O ouro de Zen encanta, eleva e submerge a emoção.
ZEN
– o significado do logo
Inspirando-se
nos traços de um pincel desenhando a caligrafia japonesa, o logo
simboliza todo o espírito Zen, evocando o movimento, o poder e a
humanidade de um kanji (o instante da criação – quando a mão, a
tinta e o papel comunicam num só impulso de energia).
Um
perfume inesperado
Michel Almairac
Nascido em Grasse, no sul França,
berço da perfumaria, Michel Almairac foi o criador do novo Zen.
Explorando permanentemente novos territórios olfactivos, tem vindo a
introduzir notas modernas nas estruturas clássicas dos perfumes.
Conversámos com ele e entendemos que criar um perfume exige paixão,
paciência, humildade e alguma hesitação.
Shiseido
News –
O que é que o entusiasmou ao fazer este perfume?
Michel
Almairac – Foi a ideia de
tornar actual um tema recorrente em Shiseido. Por definição, é um
tema que corresponde a uma fórmula curta e simples. Ao tomar como
base a filosofia do Zen, procurei a continuidade na modernidade.
S.N.
– O que é que faz deste Zen um perfume inédito?
M.A.
– Os seus próprios componentes. Uma flor que não existe... mas
que é real – a Rosa Azul. A história remonta aos anos 80, quando
alguém se lembrou de cruzar uma rosa japonesa com uma outra espécie
de rosa. O resultado visual não entusiasmou, mas surpreendeu-nos a
sua subtileza olfactiva que soubemos preservar...
S.N.
– o que é que faz com que essa rosa seja única?
M.A.
– O que a faz diferente é uma nota cítrica, que lhe confere um
toque acidulado muito leve. Por outro lado, é isenta de um elemento
comum às rosas tradicionais que lhes confere um carácter melado. A
rosa azul revela que é possível manter sempre um perfume de rosa,
sem esse lado adocicado. Quando sentir o aroma, vai perceber logo a
diferença.
S.N.
– Sabemos que há uma outra nota inédita, um novo Patchouli
M.A.
– É verdade. Conseguimos retirar ao patchouli algumas das suas
notas habituais, tais como as de palha húmida, de terra espessa,
fazendo sobressair uma nota amadeirada muito elegante, com um toque
de especiarias e uma tonalidade de trufa.
S.N.
– Como é que define a mulher Zen?
M.A.
– É uma mulher do nosso tempo, que está bem consigo própria. A
nota de cabeça “efervescente” é adequada a uma mulher
independente, de espírito aberto, que tem a sua própria noção do
Zen. A rosa azul, inédita em perfumaria, dá-lhe um carácter
extrovertido e jovial. Mas, ao mesmo tempo, é uma mulher que tem o
sentido da sedução, com o novo patchuli, quente e sensual. E este
fundo tranquilizador confere-lhe um bem-estar total.
É
um perfume que se usa em qualquer momento, tanto no Verão, pelo seu
lado refrescante, como no Inverno, pelas suas notas refrescantes. A
sua originalidade está aí.
Shiseido News nº 18 Setembro 2007
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